Civil 3D - Tutoriais - Parte 5.01 - Curva Reversa

Semana passada fizemos um pequeno treinamento aqui no escritório, para explicar como desenahr curvas reversas no civil 3d.
Na verdade, é bem simples, Se você ja leu o tutorial sobre alinhamentos, já deve estar familiarizado com as ferramentas inicias para desenhar, senão, então relembre agora!!!

Curva reversa, quando fazemos "na mão", normalmente desenhamos as tangentes, localizamos s pontos notáveis e pronto:

Em seguida, lançamos as curvas circulares, no caso do Civil 3D, usariamos as "Free Curve Fillet", no caso aquela do "Between two entities, radius":



Não sei se vocês notaram, mas as vezes nem dá pra fazer isso, pelo menos nas versões anteriores, dava erro ao fazer o PT da primeira curca coincidir com o PC da segunda, pelo fato de gerar uma tangente de comprimento zero.

No 2012 deu, claro, hehehe, nem que seja pra contrariar, hehehe

Agora, notaram, que aparece PT no lugar do PCR?
Esse é o inconveniente...

Mas e como fazer aparecer certo?. bom, primeiro apague as duas curvas, se você as fez e apague também a tangente do meio, deve ficar assim:


Note que o estaqueamento deve parar no final da primeira tangente, note ainda, que na construção anterior, eu marquei os pontos notáveis. Eles servirão apenas para mostrar como usar as ferramentas a seguir.

A primeira ferramenta, será a "Floating Curve (From entity end, through point)":


Note que "estrechei" o final da tangente para a posição do primeiro PC, em seguida cliquei o comando acima e escolho a primeira tangente, parando no PCR:



Note como os pontos coincidiram.

Depois movi o inicio da segunda tangente para o segundo PT, só para que a construção produzisse a imagem das curvas já prontas
Por fim, usei a última ferramenta, "Free Curve Fillet (Between two entities, through point)":

Selecionando o a primeira curva, e a tangente, enquanto que o "through point" ficou sendo o "midpoint" que marquiri de vermelho

Antes que você pergunte, não precisa construir a curva reversa e apagar e fazer todo esse procedimento, eu so fiz isso pra ter pontos de referência, ok? Veja:


Então agora veja a label do PCR, ela apareceu:


Mas aí tu reclama: cadê o PI?????? Reclamou?

No civil 3d 2012 (e só nesse, nos anteriores não tinha isso), edite o estilo do alinhamento e ligue "Tangent Extensions"


Depois em "Alignment Properties, na aba "Point of Intersection", marque a primeira opção:



Poderia ser a segunda opção? vai depender da construção do alinhamento.... Olhe as figuras!!!

Veja como fica:



tem outras formas? tem, é só escolher as ferramentas de construção!!! O legal é perceber que os pontos mantém as tangencias, por causa das restrições da construção.
Quando você lê free, fixed e floating nas ferramentas, significam que a entidade criada terá graus de liberdade diferentes de outras. por exemplo, se você usar a "fixed curve 3 points", ela não é reconstruida por ação em outras linhas, já as floating e free são dependendes das entidades anterior e ou posterior a ela. Mas isso é assunto para outro tutorial, hehehe

É isso. Fácil né?

Um comentário: